Elas estão em quase todos os aparelhos eletrônicos, facilitam o uso e tornam a vida toda mais prática. Mas as baterias e pilhas, quando descartadas de forma incorreta são um grande risco para o meio ambiente e até para a segurança de todos.
Isso acontece porque os metais pesados presentes nas pilhas e baterias podem gerar fogo quando compactados nos caminhões ou aterros sanitários. Além disso, quando a pilha é rompida, os metais vazam para o solo e contaminam animais, fontes de água e o lençol freático.
Alguns metais pesados são sabidamente cancerígenos, o mais grave é que é muito difícil retirá-los da natureza, pois se acumulam na carne dos animais e nem todos os filtros conseguem retirá-los da água que a gente bebe.
Quando você descartar pilhas ou baterias, procure os pontos certos de coleta. Muitas lojas de eletrônicos e de operadoras de celular também coletam pilhas e baterias e dão a destinação correta.
Fique de olho!
VoltarDados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que cada brasileiro produz por ano cerca de meio quilo de lixo eletrônico. Considerando que o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) mostrou que o país tem hoje mais de 190 milhões de habitantes, chega-se a um número de 95 mil toneladas de lixo eletrônico a cada ano.
Todo este resíduo carrega uma grande quantidade de substâncias tóxicas e metais pesados que, se lançados no meio ambiente, podem contaminar o solo, lençóis freáticos e cursos d’água.