Só descarte se realmente for necessário
Procure melhorar seu computador ao invés de comprar um novo. Veja se o produto ainda está na garantia, assim você nem precisa gastar com o conserto. O mesmo serve para geladeiras, celulares e outros eletroeletrônicos.
Compartilhe
Se você está realmente decidido a trocar seu celular ou computador por um novo, mesmo ele ainda tendo condições de uso, doe para um amigo que não tem. Desta forma ele não precisará comprar.
Venda
Se você não quiser doar o seu aparelho, venda. Se estiver funcionando perfeitamente, você pode anunciá-lo em sites na internet.
Prefira empresas que se preocupam com os Impactos dos produtos
Na hora de comprar dê preferência às empresas que demonstram maior preocupação com os impactos da fabricação e do descarte de seus produtos sobre o meio ambiente. Esta escolha valoriza as boas práticas e estimula as empresas a manterem essa conduta.
Recicle baterias e celulares
Lojas de celular recebem baterias e aparelhos velhos para reciclagem. As empresas aceitam modelos usados e acessórios eletrônicos para reaproveitar. Informe-se!
Pesquise
Existem hoje no Brasil diversos postos de coleta e reciclagem de lixo eletrônico. No site E-lixo, você pode fazer uma busca dos locais mais próximos da sua casa de acordo com o tipo de lixo.
Mobilize
É importante que atitudes conscientes sejam compartilhadas com seus amigos e familiares. Divulgue a maneira certa para descartar os equipamentos e aparelhos que você não utiliza mais.
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que cada brasileiro produz por ano cerca de meio quilo de lixo eletrônico. Considerando que o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) mostrou que o país tem hoje mais de 190 milhões de habitantes, chega-se a um número de 95 mil toneladas de lixo eletrônico a cada ano.
Todo este resíduo carrega uma grande quantidade de substâncias tóxicas e metais pesados que, se lançados no meio ambiente, podem contaminar o solo, lençóis freáticos e cursos d’água.